Alentejo
O Alentejo é a região de Portugal com maior área em termos de homogeneidade de clima, relevo e identidade.
Ocupa aproximadamente 1/3 da área total de Portugal numa extensão de 31 152km2. Tem uma população de 766 339 Habitantes o que faz dele talvez a região com menos habitantes por km2 da Europa.
Está limitado a Norte pela Região Centro de Portugal, a Leste pela Espanha, a Sul pelo Algarve e a Oeste pelo Oceano Atlântico.
O seu relevo é de planícies a perder de vista …O sol abrasador (com máximas de 45º C, no Verão) confere um ritmo muito próprio a esta região, em que a noção e assimilação de tempo passam a ser um valor, sendo talvez a sua mais forte característica.
A este panorama não é de todo alheio o Sobreiro, árvore por excelência do Alentejo (árvore da cortiça) a qual com o seu lento crescimento e forte presença, colocou Portugal no topo das tabelas de exportação.
Todos estes factores reflectem-se de uma forma inevitável na sua arquitectura, na sua música, na sua gastronomia, que é o mesmo que dizer na identidade do Povo Alentejano.
Tímido e desconfiado - quanto baste - numa primeira aproximação, afável a seguir e de uma generosidade e beleza interiores únicas quando finalmente o coração se enxerga.
A sabedoria é talvez a sua principal característica a qual se confunde por vezes com o seu sentido de humor muito peculiar ou com a sua forma de estar na vida.
É esta mesma sabedoria que se toca quando afirma o Povo que sabe rir dele próprio está à frente dos outros Povos em conhecimento.
Costa Vicentina
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde as Casas da Cerca se situam, abrange a parte do Alentejo virada a poente, tendo como fronteira o Oceano Atlântico.
Constitui uma faixa litoral com mais de 100Km de costa, estendendo-se desde Sines ao Burgau, no Algarve. A paisagem na costa atlântica é de falésias escarpadas a que a erosão dos tempos deu variadas formas e colorações. Mais para o interior aproximamo-nos da paisagem Alentejana típica das planícies, alternada com vales verdejantes, conferindo a este Alentejo características muito próprias – "Um Alentejo Diferente".
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é o troço do litoral europeu melhor conservado em termos de espécies únicas de fauna e flora, sendo por isso visitado por muitos zoólogos e botânicos, oriundos de todo o Mundo. Muitas espécies de aves são outra raridade e ainda as lontras, sendo este o único lugar em Portugal - e um dos últimos na Europa - onde é possível encontrá-las em habitat marinho.
As praias são outro dos grandes atractivos deste Parque, sendo muito procuradas para a prática de desportos náuticos.
Troviscais
O Sítio dos Troviscais deve o seu nome à planta “Trovisco” ou “Travisco”, como dizem os habitantes da aldeia, planta essa que segundo a crença, evitava o aparecimento de trovões na zona.
Situa-se aproximadamente a 8Km de S. Luís, a aldeia mais próxima, a 15Km de Odemira e a 22Km de Vila Nova de Milfontes.
Quem aqui chega ainda consegue avistar ao longe o Atlântico.
A sua curta história remonta a três gerações atrás. Os então donos dos Troviscais e de grande parte das propriedades em volta até ao rio, eram um casal jovem de quem descende a maior parte dos habitantes locais.
A sua população é no entanto neste momento um pouco heterogénea, já que a beleza ímpar do sítio e a proximidade das praias têm atraído nos últimos 20 anos estrangeiros e portugueses de outros cantos de Portugal que aqui optaram por residir e trabalhar. É contudo bastante contida já que o facto de esta localidade se integrar no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, lhe conferiu um estatuto privilegiado e controlado.
A proximidade do Rio Mira e a topografia elevada não foram, em tempos remotos e de maior privação, alheias à localização desta aldeia.
Era precisamente a proximidade com o rio que conferia a este local um outro tipo de Alentejo e proporcionava as mais contrastantes paisagens que dele se podiam avistar.
Este contraste é também visível ainda hoje no carácter dos seus habitantes genuínos, e talvez seja essa a característica que permitiu manter intactos alguns dos melhores valores que se podem apreciar num ser humano, aos quais não se pode ficar indiferente e que diferentemente nos tocam.
Rio Mira
Considerado o único rio não poluído da Europa, o Rio Mira é um dos melhores atractivos da localização das Casas da Cerca.
O caminho que liga os dois locais é de uma beleza surpreendente, podendo-se ainda hoje apreciar as actividades próprias da vida do campo como sejam o pastoreio ou as caçadas ao javali.
Dali pode-se ir de barco até Vila Nova de Milfontes num passeio que pode fazer reconstituir as inúmeras viagens dos grandes barcos de transporte de cereais, vindos de Odemira, com paragem na Casa Branca, em direcção a Lisboa.
O Rio Mira dista a 1,5km das Casas da Cerca num percurso de inigualável beleza e abundante vida selvagem. Este acolhedor e misterioso Rio pode ser também muito criativo, já que foi uma das fontes de inspiração em 1965 do famoso “Yesterday” dos Beatles.